domingo, 15 de abril de 2012

Ribeira do Porto com Ponte da Arrábida em fundo

PINTURA

Ribeira do Porto com Ponte da Arrábida em fundo
Novamente de regresso ao Porto. Desta vez a Ribeira com a Ponte da Arrábida em fundo. O rio Douro quase a desaguar no Atlântico. Um quilómetro após a ponte, é a sua foz.
A ponte da Arrábida foi inaugurada em 1963, uma obra prima da engenharia portuguesa, da autoria do engenheiro Edgar Cardoso. Na sua época era o maior arco em vão, em betão armado do mundo. Foi visitada por construtores de pontes de todo o mundo, que duvidavam da sua segurança. Felizmente estavam enganados e 50 anos depois, continua segura e bela.
Este quadro é para os meus grandes amigos Ângela e Álvaro, admiradores da ímpar paisagem portuense. 

Ribeira do Porto com Ponte da Arrábida em fundo.
Óleo: 50x70

AGRICULTURA

Enxerto de garfo 1
Um mês após ter feito enxertos de garfo nas minhas duas cerejeiras é altura de apresentar resultados. Na imagem do garfo 1 vê-se um enxerto já em flor muito mais adiantado que o resto da árvore. A finalidade será ter cerejas em dois períodos diferentes.







Enxerto de garfo 2










Na imagem do garfo 2 é exatamente o contrário, a árvore já está toda florida e o garfo ainda está a começar a rebentar. As cerejeiras vão estar as duas floridas, mas em períodos diferentes, permitindo a polinização das duas. Quando umas cerejas estiverem maduras, as outras ainda estão em crescimento.