Herfst - Outono |
O desafio para o início do ano de 2011 foi-me lançado pela minha filha Susete e pelo Ralph. Após a excelente notícia a informar que vou ser avô, deram-me quatro mini telas (18x24 cm) para pincelar. Serão para decorar o quarto do bébé que está para chegar lá para o final de Abril. Os avós entretanto já foram informados que será um rapaz.
Aceitei o desafio com muito prazer e uma vez que são quatro telas, decidi pintar as quatro estações do ano. Como o rebento vai ter uma educação bilingue (holandês e português, sem contar com o obrigatório inglês) as pinturas têm incluídas as palavras com as estações do ano, nas duas línguas dos papás.
Comecei pelo outono (herfst) a partir de uma folha de liquidambar, uma árvore existente na minha rua.
Óleo: 18x24
Ervilhas - Jan. 2011 |
As ervilhas semeadas em finais de novembro já estão a ficar grandinhas. Têm que ser tratadas com muito cuidado. Os pardais adoram o seu sabor. Estão cobertas com rede anti-pássaro pois só assim, protegidas, é que escapam. A fase seguinte é a colocação de pequenas estacas, para se começarem a agarrar com as gravinhas e não ficarem caídas no chão. Mais tarde é que serão colocadas as estacas difinitivas, com cerca de 2 metros de altura e de preferências arbustos com muitos galhos para ficarem bem agarradas.
Metade são de "quebrar" e as outras são de "grão". Só lá para abril é que se começam a colher. Temos que ser pacientes, mas o excelente sabor compensa.
Favas - Jan. 2011 |
As favas foram semeadas na mesma altura e dão muito menos trabalho. Quando estiverem maiores colocam-se meia dúzia de paus em volta, amarram-se com alguns fios e é só colher, também a partir de abril.