segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sonho

Sonho
PINTURA
Continuo a fazer a encomenda de quatro quadros, sobre o tema: audiovisual.
Este é o terceiro a que chamei: "sonho".
Fazer um filme é um sonho. Quando chega a hora de produzir, a claquete é a primeira ferramenta, instrumento de trabalho do assistente de realização. O início do sonho.
A bobine com o filme, a conclusão do sonho. A bobine é um símbolo. Após a película dos primórdios do cinema, já tivemos a era das cassetes e agora tudo está reduzido ao ficheiro informático.
Este quadro é a minha homenagem a toda a equipa que faz um filme. São sempre mais os esquecidos, que os recordados. Para além do realizador e do produtor muito mais profissionais são necessários. Desde logo os atores, o câmara e o director de fotografia, o áudio, o editor, o iluminador, o eletricista, a anotadora, o cenógrafo, os efeitos especiais, os musicos, a caraterização, o legendador, os assistentes para tudo, etc. etc...

Óleo: Sonho
30x50

AGRICULTURA

Regos para batatas 
Quinze dias após a fresagem da terra, regressa o trator para abrir os regos para a plantação das batatas. Por cada passagem o trator faz três regos que ficam prontos para receber os tubérculos. Assim o trabalho fica fácil. No tempo da enxada era muito mais difícil.

Plantação de batatas
Com os regos abertos, o trabalho fica muito mais simplificado. É só colocar as batatas a cerca de 30/40 cm umas das outras, juntar um pouco de estrume biológico em grão, (que se pode ver junto às batatas), isto porque não tenho animais para produzir estrume natural. De seguida cobrir com a terra lateral e esperar três meses pela colheita. Pelo meio é necessário sachar, para que a terra respire e as plantas fiquem mais aconchegadas.
Plantei cerca de 50 Kg. 25Kg vermelha, Desiree holandesa e outros 25 Kg de branca, Daifla francesa. Esta quantidade é geralmente suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas, durante um ano.






Plantação de cebolas
Com a terra preparada também é fácil plantar as cebolas. Fui à Póvoa de Varzim comprar 8 centos, da macia cebola poveira. Abrir pequenos regos e colocar na terra, de maneira que somente a raiz fique coberta.
Já cheguei à conclusão que 8 centos são cebolas suficientes, para todo o ano. Agora a tarefa é fácil o difícil é no futuro, tirar as milhares de ervas que vão nascendo pelo meio. Tarefa essencial, pois caso contrário as ervas comem todo o alimento da terra e as cebolas não produzem nada, a não ser a rama.

Com a terra preparada é tudo muito fácil! Mesmo assim chego ao final do fim de semana completamente de "gatas". Devem ser os dias mais duros de "brincar à agricultura". Cansado mas feliz.