segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recanto Minhoto

PINTURA

Recanto Minhoto
Este "Recanto Minhoto" situa-se em Santa Maria do Bouro, concelho de Amares. É o início da Rua do Portuzinho. Gostei deste bocadinho do Minho. Casas e calçada em granito, vasos e floreiras cuidadas e coloridas. Atributos suficientes que justificaram esta pintura em acrílico.
Quase em frente situa-se a conhecida e apreciada pousada de Santa Maria do Bouro, instalada no mosteiro com o mesmo nome.

Acrílico: 70x50

Pousada Sª Maria do Bouro











AGRICULTURA

Oliveira

Nesta época do ano vão surgindo pelos hortos de Portugal, pequenas oliveiras carregadas de azeitonas. Não resisti ao encanto desta, da imagem, e foi fazer companhia às 22 que já tinha no meu campo. As que tenho são próprias do Minho, onde as azeitonas são muito pequenas e praticamente só utilizadas para azeite.
Esta tem azeitonas bem graúdas e carnudas. Com um metro e meio de altura trazia 1,100 kg de azeitonas.
Vou ver no futuro como se adapta ao clima minhoto e se continua a produzir desta maneira.
Já foram retalhadas (quartilhadas), com pequenos golpes. Estão a curtir em água do poço  mudada diariamente. Em 20 dias estão prontas a temperar com sal, loureiro, alecrim, oregãos e no ponto para começar a comer.




Azeitonas retalhadas ou quartilhadas
1,100 kg de azeitonas











Oliveira com cerca de 700 anos
Mostrei a oliveira mais nova da família e agora vou mostrar a mais velha. Segundo os entendidos já deve ter cerca de 700 anos e tem aproximadamente 15 metros de altura. São precisos dois homens para a abraçar. As oliveiras são campeãs de longevidade, atingem mais de 2.000 anos de idade. É uma planta da região mediterrânica, sendo considerada árvore sagrada, símbolo da paz e da glória. São árvores que resistem muito bem à seca, as suas raízes podem atingir os 6 metros de profundidade, onde encontram água em anos difíceis. Por esta razão são utilizadas no Minho para segurar as terras dos valados.
A madeira da oliveira é também muito apreciada, para lareiras e fogões de cozinha. A sua lenha arde durante muito tempo e produz grande quantidade de energia calórica.