terça-feira, 6 de novembro de 2012

Salon d'Automne Queirosiano - 2012

PINTURA

Capa do catálogo
Sábado 3 de Novembro de 2012, foi aberto ao público o Salon d'Automne Queirosiano, já na 7ª edição. Uma organização da Confraria Queirosiana. A mostra teve lugar no Solar Condes de Resende, um espaço cultural da Câmara Municipal de Gaia, situado na Vila de Canelas. Trata-se de uma exposição de pintura, escultura, cerâmica, desenho e fotografia. A sessão de abertura coube ao Mesário-mor da confraria Dr. J Gonçalves Guimarães e contou com a presença do presidente da Gaianima, Ricardo Almeida, e do vereador da cultura da câmara de Gaia, Mário Dorminsky. Com a participação de cerca de 30 artistas, profissionais e amadores, vai estar aberta ao público todos os dias, durante todo o mês de novembro.


Participei pela primeira vez, com três quadros pintados a óleo.




Página - Participantes
Página - Adélio Martins
Solar Condes de Resende - Pátio Interior
Aspeto geral  - Uma das três salas
Dois dos meus quadros. Esquerda: Porto-Gaia, dia dourado. Direita: Ponte de D. Luís
Alguns dos amigos que me honraram com a sua presença
Terceiro quadro. Ao centro: Ribeira do Porto
A obra, os amigos e o pintor
Três mestres do audiovisual
Família em peso. Alguns vieram da Holanda propositadamente
O inseparável grupo das quintas-feiras

Eça de Queirós em boa companhia

AGRICULTURA

Ouriços com castanhas
Estamos na época da castanha. Durante o mês de outubro e início de novembro é a época da apanha. A natureza vai gerindo o fornecimento do produto e vão caindo umas de cada vez. Como a imagem documenta, algumas já caíram, outras estão quase e as restantes ainda estão atrasadas com os ouriços ainda verdes. As castanhas têm a vantagem de poder cair de vários metros de altura sem  se estragar. Como elas só os frutos secos: nozes, amêndoas, pinhões e avelãs.


Castanhas minhotas

São boas assadas e cozidas. Se foram cozidas juntem à cozedura duas folhas de hortelã, um pouco de funcho, e um pouco de sal. Ficam com um sabor delicioso. São também cada vez mais utilizadas na culinária, mas essa já não é a minha área.
Quanto à conservação se estiverem em lugar seco e arejado aguentam cerca de um mês, no frigorífico cerca de três e congeladas seis meses.
Dia 11 de Novembro é dia de S. Martinho. Uma boa oportunidade para juntar os amigos, comer algumas e acompanhar com água-pé ou jeropiga.