sexta-feira, 22 de abril de 2011

Encruzilhada

PINTURA
Encruzilhada

O Ruben nasceu! A partir de hoje sou avô (22-04-2011).
Vai ser educado na Holanda, mas vou ter muito orgulho em saber que vai crescer a ver os quadros que o avô pintou para o seu quarto. "Seizoenen van het jaar / Estações do ano ".
Parabens à Susete e ao Ralph e muitas felicidades.

Óleo: Encruzilhada
30x50

Entretanto terminei a encomenda de quatro quadros, para a minha filha Salomé, subordinados ao tema do audiovisual. Para o quarto e último escolhi o vídeo e o áudio. Utilizei uma mesa de mistura de vídeo e um microfone e chamei ao quadro "encruzilhada". Numa régie de informação é a esta mesa que chegam todos os sinais. Com todas as fontes disponíveis cabe ao realizador escolher quais as que quer mostrar ao telespectador. Aí entra em ação o operador de mistura e seleciona os botões necessários. O microfone simboliza todo o trabalho dos operadores de som, que sendo um trabalho invisível, todos dão pela sua falta quando falha. Aproveito também para lembrar os sempre incompreendidos técnicos de manutenção. Com tanta eletrónica, as avarias acontecem quando menos se esperam. É nessa altura que são necessários os serviços do "112". Os segundos parecem horas e sempre se espera uma solução milagrosa da brigada da eletrónica.

Conjunto Audiovisual

LITERATURA
Com o escritor J. Rentes de Carvalho

Hoje vou abrir uma exceção e falar de um tema que não está no espírito do meu blog, a literatura. Aconteceu uma situação de facto excecional. A câmara municipal de Matosinhos organizou mais uma vez a LeV (Literatura em Viagem), um encontro anual de escritores de todo o mundo, que este ano trouxe até nós cerca de 50. Entre eles estava J. Rentes de Carvalho, de quem sou fã.
Rentes de Carvalho tem um percurso curioso. É um escritor famoso na Holanda, onde vive à cinquenta anos, e era até à bem pouco tempo completamente desconhecido em Portugal. O seu 1º livro publicado no nosso país, à cerca de dois anos "Com os Holandeses" já tinha sido publicado na Holanda em 1972, onde se tornou um best-seller e vendeu mais de 120.000 exemplares. Nasceu em Vila Nova de Gaia, mas tem as suas raízes em Trás-os-Montes, mais concretamente em Estevais, Mogadouro, onde restaurou a casa do avô e passa vários meses, todos os anos. Neste momento está a lançar no nosso país o seu quinto livro "La Coca". Já tinham sido lançados anteriormente mais três, "Ernestina", "A Amante Holandesa" e "Tempo Contado".
Como simples leitor, atrevo-me a dizer que ainda vamos ouvir falar muito de José Rentes de Carvalho.
Está prestes a fazer 81 anos, vive em Amesterdão, é casado com uma holandesa, com quem tem três filhas, formadas, e com carreiras nas áreas da banca, advocacia e artes gráficas.
Não resisti a pedir-lhe uma fotografia na sua companhia.

AGRICULTURA

Alface frisada, (branca e roxa)
Dois meses após a plantação aqui estão as belas alfaces. Cultivadas ao ar livre, já estão a ser colhidas, como podem ver pelos espaços livres. Também podem ver que no intervalo das grandes já estão novas plantadas. Estas serão para colher mais tarde, antes de chegar a época do tomate. Aproveitei o facto da terra ainda estar suficientemente estrumada, para fazer a segunda plantação.

Batatas sachadas
Quatro semanas após serem postas na terra, as batatas estão prontas a ser sachadas. Tal como tinha dito aquando da plantação, a sacha destina-se a arrancar as ervas e a aconchegar a terra à planta. A terra fica mais fofa, as batatas crescem com mais facilidade, melhorando a produção. Os quatro primeiros regos já estão sachados, os seguintes vão ser de seguida.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sonho

Sonho
PINTURA
Continuo a fazer a encomenda de quatro quadros, sobre o tema: audiovisual.
Este é o terceiro a que chamei: "sonho".
Fazer um filme é um sonho. Quando chega a hora de produzir, a claquete é a primeira ferramenta, instrumento de trabalho do assistente de realização. O início do sonho.
A bobine com o filme, a conclusão do sonho. A bobine é um símbolo. Após a película dos primórdios do cinema, já tivemos a era das cassetes e agora tudo está reduzido ao ficheiro informático.
Este quadro é a minha homenagem a toda a equipa que faz um filme. São sempre mais os esquecidos, que os recordados. Para além do realizador e do produtor muito mais profissionais são necessários. Desde logo os atores, o câmara e o director de fotografia, o áudio, o editor, o iluminador, o eletricista, a anotadora, o cenógrafo, os efeitos especiais, os musicos, a caraterização, o legendador, os assistentes para tudo, etc. etc...

Óleo: Sonho
30x50

AGRICULTURA

Regos para batatas 
Quinze dias após a fresagem da terra, regressa o trator para abrir os regos para a plantação das batatas. Por cada passagem o trator faz três regos que ficam prontos para receber os tubérculos. Assim o trabalho fica fácil. No tempo da enxada era muito mais difícil.

Plantação de batatas
Com os regos abertos, o trabalho fica muito mais simplificado. É só colocar as batatas a cerca de 30/40 cm umas das outras, juntar um pouco de estrume biológico em grão, (que se pode ver junto às batatas), isto porque não tenho animais para produzir estrume natural. De seguida cobrir com a terra lateral e esperar três meses pela colheita. Pelo meio é necessário sachar, para que a terra respire e as plantas fiquem mais aconchegadas.
Plantei cerca de 50 Kg. 25Kg vermelha, Desiree holandesa e outros 25 Kg de branca, Daifla francesa. Esta quantidade é geralmente suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas, durante um ano.






Plantação de cebolas
Com a terra preparada também é fácil plantar as cebolas. Fui à Póvoa de Varzim comprar 8 centos, da macia cebola poveira. Abrir pequenos regos e colocar na terra, de maneira que somente a raiz fique coberta.
Já cheguei à conclusão que 8 centos são cebolas suficientes, para todo o ano. Agora a tarefa é fácil o difícil é no futuro, tirar as milhares de ervas que vão nascendo pelo meio. Tarefa essencial, pois caso contrário as ervas comem todo o alimento da terra e as cebolas não produzem nada, a não ser a rama.

Com a terra preparada é tudo muito fácil! Mesmo assim chego ao final do fim de semana completamente de "gatas". Devem ser os dias mais duros de "brincar à agricultura". Cansado mas feliz.